Centro de Memória

A Instituição

Jubileu de Ouro

Acervo

Galeria de Mídias

Saiba mais

Congregação Conjunta

Autores: Viktoria Klara Lakatos Osorio , Ivano Gebhardt Rolf Gutz

Editores Associados: Leila Cardoso Teruya

Última atualização em 23/02/2020

No dia 16 de dezembro de 1969, o Governador do Estado de São Paulo, Roberto Costa de Abreu Sodré, assinou o decreto número 52.326, que aprovou o atual Estatuto da USP e levou à fundação de diversas unidades da USP, entre as quais os institutos de ciência básica.

Passados 50 anos, na manhã do dia 16 de dezembro de 2019, as congregações de seis unidades de ensino e pesquisa da USP (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Instituto de Biociências, Instituto de Ciências Biomédicas, Instituto de Física, Instituto de Matemática e Estatística e Instituto de Química) realizaram uma sessão extraordinária conjunta, na sala de reuniões do Conselho Universitário, para celebrar o Jubileu de Ouro da sua criação [link para convite e programação].

A abertura da sessão, pelo Magnífico Reitor Vahan Agopyan e os Diretores Pedro Leite da Silva Dias (IAG), Marcos Silveira Buckeridge (IB), Luís Carlos de Souza Ferreira (ICB), Manfredo Harri Tabacniks (IF), Junior Barrera (IME) e Paolo Di Mascio (IQ), incluiu uma apresentação de duo violão e voz com canções de Villa Lobos.

Seguiram-se as palestras de três ex-reitores da USP: José Goldemberg, professor do Instituto de Física e reitor de 1986 a 1990, Flávio Fava de Moraes, professor do Instituto de Ciências Biomédicas e reitor de 1993 a 1997 e Adolpho José Melfi, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas e reitor de 2001 a 2005.

Foram também homenageados professores que contribuíram para a consolidação de seus Institutos, assim como para o desenvolvimento da educação e da pesquisa científica na USP e no Brasil.

O Instituto de Química indicou o nome do Prof. Paschoal Ernesto Americo Senise, primeiro diretor da unidade e responsável maior pela implantação do atual sistema de pós-graduação da USP, que foi homenageado pelo Prof. Ivano Gebhardt Rolf Gutz [link para apresentação].

O Instituto de Biociências homenageou o Prof. Paulo Sawaya, primeiro diretor da Unidade, o Instituto de Ciências Biomédicas homenageou o Prof. Crodowaldo Pavan, o Instituto de Física, o Prof. Oscar Sala, o Instituto de Matemática e Estatística, o Prof. Chaim Samuel Hönig e o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, o Prof. Abrahão de Morais.

O Jornal da USP publicou notícia sobre a Congregação Conjunta, disponível no [link].

Fale Conosco




Todos os campos são obrigatórios.


Enviando...

Fechar formulário