Centro de Memória

A Instituição

Jubileu de Ouro

Acervo

Galeria de Mídias

Saiba mais

Walter Colli - Professor Emérito da USP (2021)

Autores: Viktoria Klara Lakatos Osorio

Editores Associados: Leila Cardoso Teruya

Última atualização: 09/12/2021.

Desde a fundação da Universidade de São Paulo, em 1934, apenas 20 dos seus professores foram agraciados com o título de Professor Emérito da USP. A distinção é concedida a professores aposentados que se distinguiram por atividades didáticas e de pesquisa ou contribuíram, de modo notável, para o progresso da Universidade. As indicações mais recentes ocorreram na sessão virtual do Conselho Universitário realizada em 09 de março de 2021, quando o Conselho aprovou a concessão do título aos Professores Antonio Candido de Mello e Souza, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Erney Felício Plessmann de Camargo, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), e Walter Colli, do Instituto de Química (IQ), notícia publicada no Jornal de USP.

Graduado em Medicina (1962), com doutorado em Bioquímica pela Faculdade de Medicina da USP (1966) e livre-docência pelo Instituto de Química da USP (1971), Walter Colli foi professor titular (1980-2009) e atualmente é colaborador sênior do IQ, onde recebeu o título de Professor Emérito do Instituto em cerimônia realizada em 19 de outubro de 2015 e divulgada pela USP e pela Academia Brasileira de Ciências .

Foi membro atuante dos órgãos colegiados da Universidade, como o Conselho Universitário e a Comissão Especial de Regimes de Trabalho (CERT) e participou da reforma universitária de 1970, que deu origem ao Instituto de Química e a outras Unidades da USP.

Foi diretor do IQ em dois períodos (1986-1990 e 1994-1998), além de vice-diretor de 1982 a 1986. Durante os seus mandatos na diretoria, foram construídos os prédios da Biblioteca, da Central Analítica e da Praça de Integração. Dirigiu o Instituto Butantan (1999) e o Instituto de Relações Internacionais da USP (2006-2009). Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (1989-1991) e do Conselho Superior da FAPESP (1988-1994), Presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (1999-2006), Presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (2006-2009) e Diretor-Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (06/2010-05/2011). Desde 2003 é Coordenador Adjunto da Diretoria Científica da FAPESP.

Além disso, é Doutor Honoris Causa pela Universidade de Buenos Aires (Argentina) e membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS). É membro da Ordem do Mérito Científico do Brasil nas classes Comendador (1995) e Grã Cruz (2000). Em 2014, foi agraciado com o prêmio Almirante Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia.

O Instituto de Química passa a ter dois docentes na categoria de Professor Emérito da USP: Paschoal Ernesto Américo Senise, falecido em 2011, e Walter Colli, ambos ex-diretores.

No dia 17 de julho de 2021, o Instituto homenageou o Prof. Colli em sessão virtual organizada pelos professores doutores Carlos Takeshi Hotta, Marisa Helena Gennari de Medeiros e Maurício da Silva Baptista e pela secretaria do Departamento de Bioquímica.

A cerimônia foi dirigida pelo Prof. Dr. Maurício da Silva Baptista, Chefe do Departamento de Bioquímica, o qual, após a abertura e uma breve apresentação, passou a palavra sucessivamente aos demais participantes.

Os participantes e os tempos do início dos seus pronunciamentos na gravação, cuja duração total é de 01h51min, estão listados a seguir:

Abertura – Prof. Dr. Maurício da Silva Baptista, Chefe do Departamento de Bioquímica

06 min - Prof. Dr. Joseph William Baader, Chefe do Departamento de Química Fundamental

11 min - Prof. Dr. Paolo Di Mascio, Diretor do Instituto de Química

13 min - Prof. Dr. Paulo Sergio Santos (IQ-USP)

20 min - Profa. Dra. Rosa Lederkremer (UBA / CONCET)

34 min - Dra. Margaret Magdesian (Ananda Devices, Montreal, Canadá)

44 min - Prof. Dr. Alexander Henning Ulrich (IQ-USP)

56 min - Profa. Dra. Bianca Silvana Zingales (IQ-USP)

01h11min - Vídeo editado e narrado pelo Prof. Dr. Erick Leite Bastos

01h27min – Pronunciamento do homenageado, Prof. Dr. Walter Colli (IQ-USP)

01h49min – Encerramento

O vídeo homenageando o Prof. Walter Colli tem roteiro e produção do Prof. Erick L. Bastos e de Renata R. Tonelli e contou com a colaboração de inúmeros colegas, amigos e familiares de Colli, que, atendendo a uma solicitação do Erick, enviaram as fotos que compuseram o belíssimo mosaico final. Os créditos estão relacionados no arquivo disponível no [link] .

Durante seu pronunciamento, o Prof. Walter Colli agradeceu aos participantes e organizadores da cerimônia. Também agradeceu a todos os colegas do IQUSP, bem como a todos aqueles que fizeram parte de sua história profissional, ressaltando a importância de seus familiares em sua vida.

Ao recapitular sua trajetória acadêmica, recordou alguns dos cargos ocupados na Universidade e algumas de suas parcerias na pesquisa. Ademais, fez questão de salientar sua atuação como professor. Pelas suas contas, estimou já ter lecionado para mais de 4 mil alunos de graduação. No tocante à pós-graduação, deu destaque à disciplina “Gênese da Descoberta”, além dos Seminários Gerais do Departamento de Bioquímica, dirigidos por ele de 1976 a 2000 e assistidos por aproximadamente 5 mil alunos de pós-graduação, conforme suas estimativas.

A respeito desses números, o Prof. Walter Colli ponderou:

Será que essas pessoas gostaram do que lhes disse? Será que lembram alguma coisa da Bioquímica ensinada? Será que lembram de mim? Respostas a essas perguntas não têm importância para ninguém. Mas é possível ter o conforto de pensar que eu possa ter sido de alguma utilidade para suas carreiras.”

O Prof. Walter Colli recebeu o título de Professor Emérito da USP das mãos do Prof. Dr. Vahan Agopyan, Reitor da USP, numa cerimônia on-line, transmitida da Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, no dia 10 de agosto de 2021, às 16h00, contando também com a presença do Prof. Dr. Paolo Di Mascio (Diretor do Instituto de Química), Prof. Dr. Pedro Vitoriano de Oliveira (Secretário-Geral da USP) e do Prof. Dr. Hernán Chaimovich (do IQUSP), que fez a saudação ao novo Professor Emérito. A cerimônia foi noticiada pelo Jornal da USP e pode também ser acompanhada por vídeo.

PORTAL LABIQ

Programa da homenagem prestada pelo Instituto de Química ao Prof. Walter Colli, que recebeu o título de Professor Emérito da USP.

Cerimônia em homenagem ao Prof. Dr. Walter Colli (16/07/2021).

Imagens capturadas da tela, durante a apresentação do vídeo.

Abertura da cerimônia pelo Prof. Dr. Maurício da Silva Baptista, Chefe do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP.

Pronunciamento do Prof. Dr. Josef Wilhelm Baader, Chefe do Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da USP.

Prof. Dr. Walter Colli, novo Professor Emérito da USP.

O Prof. Dr. Maurício da Silva Baptista passa a palavra para o Prof. Dr. Paolo Di Mascio, diretor do Instituto de Química da USP.

Homenagem prestada pelo Prof. Dr. Paulo Sérgio Santos, que foi vice-diretor no segundo mandato de Walter Colli como diretor e o sucedeu na direção do Instituto de Química em 1998.

Participação da Profa. Dra. Rosa Lederkremer, Professora Emérita da Universidad de Buenos Aires, Argentina.

Homenagem prestada pela Dra. Margaret Magdesian, CEO da empresa Ananda Devices, de Montreal, Canadá, que defendeu o doutorado no IQ-USP, sob a orientação do Prof. Colli.

Pronunciamento do Prof. Dr. Alexander Henning Ulrich, docente do Departamento de Bioquímica do IQ-USP.

A Profa. Dra. Bianca Silvana Zingales, do Departamento de Bioquímica do IQ-USP, iniciando a sua homenagem ao Prof. Colli, que orientou a sua tese de doutorado.

A árvore com a descendência acadêmica do Prof. Colli, montada pela Profa. Bianca.

Detalhe da apresentação da Profa. Bianca, com a compilação dos prêmios e honrarias recebidos pelo Prof. Colli.

Imagem inicial do vídeo editado e narrado pelo Prof. Dr. Erick Leite Bastos, do IQ-USP.

Detalhe do vídeo, com os prédios construídos no Conjunto das Químicas, durante a primeira gestão do Prof. Colli como diretor do IQ.

1988. Explicações do Diretor do Instituto de Química da USP, Prof. Walter Colli, para o desenhista, sobre a proposta do logotipo como identidade visual do Instituto.

A montagem de um mosaico com as fotografias enviadas por colegas, amigos e familiares, em homenagem ao Prof. Colli.

O mosaico de fotografias foi construindo uma figura.

O resultado final.

Com a palavra, o homenageado.

Anita Colli, Walter Colli e Maurício da Silva Baptista.

Aplausos no encerramento da cerimônia no dia 16 de julho de 2021.

Cerimônia de entrega do título de Professor Emérito da USP para o Prof. Dr. Walter Colli, realizada no dia 10 de agosto de 2021, na sala do Conselho Universitário.

Imagem capturada da tela durante a transmissão ao vivo.

10/08/2021. A partir da esquerda, o secretário geral da USP, Pedro Vitoriano de Oliveira, o diretor do IQ, Paolo Di Mascio, o professor Walter Colli, o reitor Vahan Agopyan e o professor Hernán Chaimovich.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens.

O professor Walter Colli, na antessala do Conselho Universitário, após receber o título de Professor Emérito da USP.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens.

Auto-play - ligado

Fale Conosco




Todos os campos são obrigatórios.


Enviando...

Fechar formulário