Centro de Memória

A Instituição

As Pessoas

Jubileu de Ouro

Acervo

Galeria de Mídias

Saiba mais

Pós-Graduação

Autores: Viktoria Klara Lakatos Osorio

Editores Associados: Leila Cardoso Teruya

Última atualização: 04/09/2022

 

Os estudos pós-graduados na USP, criada em 1934, tiveram início nos anos 1940, com a elaboração de regulamentos específicos para o doutoramento e a realização das primeiras defesas de tese.

Os doutores formados pela Subseção (depois Departamento) de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP recebiam o título de Doutor em Ciências, tendo como subtítulo a subseção (Química) ou a Cadeira onde foi desenvolvido o trabalho. Os primeiros a defender tese em Química foram Simão Mathias, em janeiro de 1942, Jandyra França em março e Paschoal Senise, em abril do mesmo ano. Eles se graduaram pela FFCL na primeira turma, em 1937, e eram também assistentes da escola. Simão Mathias foi o primeiro Doutor da FFCL e Jandyra França, a primeira mulher a defender doutorado na USP.

O novo Estatuto da USP, em vigor desde 1º de janeiro de 1970, elaborado com base nas diretrizes da Reforma Universitária em todo o país, criou entre outros o Instituto de Química da USP. Modificou também as exigências para a obtenção do grau de Doutor, de conformidade com as normas federais, introduzindo a obrigatoriedade de completar um número determinado de créditos em atividades programadas, bem como a adoção de prazos. O artigo 143 do Estatuto, referente aos candidatos que se inscreveram no doutorado anteriormente a essa data, estabelecia um prazo de três anos para que os mesmos concluíssem o doutorado nos termos da legislação anterior.

O novo Estatuto da USP introduziu também o nível de Mestrado, além do de Doutorado.

O Instituto de Química pôde implantar a pós-graduação nos moldes exigidos pela legislação federal graças à tradição de pesquisa existente nas faculdades que lhe deram origem. Os dois Departamentos - Química Fundamental e Bioquímica - foram reconhecidos pelo CNPq como Centros de Excelência ainda em 1970.

Foram implantados cursos de Mestrado Acadêmico, Doutorado e Doutorado Direto nas áreas de Química e Bioquímica. O Programa de Pós-Graduação em Química foi inicialmente organizado em quatro áreas de concentração, a saber, Físico-Química, Química Analítica, Química Inorgânica e Química Orgânica.

Em 1973, os programas de pós-graduação do IQ-USP foram credenciados pelo Conselho Federal de Educação. O credenciamento tem sido renovado a cada cinco anos e a avaliação periódica pela CAPES vem sendo sempre nos níveis mais altos.

A partir de 2011, o Departamento de Química Fundamental aboliu o subtítulo que especificava a área de concentração e passou a outorgar o título de "Mestre (ou Doutor) em Química".

Desde 2009, o Instituto de Química passou a oferecer uma nova modalidade, o Mestrado Profissional em "Tecnologia em Química e Bioquímica".

Os nomes dos alunos pós-graduados pela FFCL e pelo IQ podem ser consultados neste portal, pelos seguintes links: [Doutores pela FFCL] , [Doutores pelo artigo 143] e [Mestres e Doutores pelo IQ] .

O Instituto de Química participa também em programas de Pós-graduação Interunidades da USP nas áreas do Ensino de Ciências e da Bioinformática.

Mais informações sobre os programas de pós-graduação do IQ-USP estão disponíveis na página eletrônica do Instituto [Link].

 

Referências:

COLLI, W. O Instituto de Química da Universidade de São Paulo: 25 anos de ensino e pesquisa. Química Nova, v.18, n.6, p.584-591, 1995. [Link]

SENISE, P. Origem e Desenvolvimento do IQ. Os 30 anos do IQ-USP. Informativo CRQ-IV, ano 9, n.41, p.4-5, Jan/Fev 2000. [Link]

SENISE, P. A implantação da pós-graduação na USP. In: COLLI, W., ed. Paschoal Senise: uma carreira dedicada à educação. Brasília: Paralelo 15: Capes, 2001. p.19-39. (Biblioteca Anísio Teixeira - Série biografias).

SENISE, P. Origem do Instituto de Química da USP: reminiscências e comentários. São Paulo: Instituto de Química da Universidade de São Paulo, 2006. 188p. [Link]

Fale Conosco




Todos os campos são obrigatórios.


Enviando...

Fechar formulário