Centro de Memória

A Instituição

Jubileu de Ouro

Acervo

Galeria de Mídias

Saiba mais

Inauguração da Praça de Integração (1998)

Autores: Viktoria Klara Lakatos Osorio

Editores Associados: Leila Cardoso Teruya

Após assumir a direção do Instituto de Química, em seu segundo mandato, o prof. Walter Colli empenhou-se em conseguir a aprovação do projeto e a construção de um espaço adequado para a realização de eventos comemorativos, que receberia o nome de Praça da Integração. Até então, as comemorações dos aniversários, defesas de teses, aposentadorias e outras eram feitas nos laboratórios e salas de aulas ou em mesas montadas nos corredores internos e até mesmo churrasqueiras improvisadas eram instaladas junto às paredes externas dos edifícios, o que danificava a sua pintura.

A Praça da Integração, construída no terreno entre o prédio do almoxarifado e o Bloco 01 do Conjunto das Químicas, foi inaugurada em abril de 1998, quando também o diretor Walter Colli recebeu homenagem pelo término da sua gestão.

Conta com um salão, churrasqueira e uma ampla varanda, em frente a um jardim. O Grêmio do Instituto de Química beneficiou-se bastante com o novo espaço, promovendo eventos de confraternização, como festas juninas e natalinas, com ampla participação dos associados.

O jornal eletrônico Alquimista tem noticiado regularmente, com registro fotográfico, os eventos institucionais ocorridos na Praça. Cita-se como particularmente significativa a comemoração, aos 20 de agosto de 2007, dos 90 anos dos professores Paschoal Senise e Blanka Wladislaw, fundadores da Instituição, que continuavam frequentando o Instituto para atividades acadêmicas após a aposentadoria compulsória. A reportagem foi publicada na p. 5 da 35ª edição do Alquimista, do mês de outubro de 2007.

PORTAL LABIQ

Abril 1998. O jardim da Praça da Integração, tendo em frente o Bloco 01 e à esquerda, o Bloco 00. Entre os dois, a torre do elevador.

(Imagem cedida por Lucia Janeiro Ribeiro)

Abril 1998. Vista do prédio da Praça da Integração a partir da Avenida Lineu Prestes. À esquerda, o edifício do almoxarifado.

(Imagem cedida por Lucia Janeiro Ribeiro)

Abril 1998. Varanda do prédio da Praça de Integração preparada para a inauguração. Ao fundo, o prédio do almoxarifado. 

(Imagem cedida por Lucia Janeiro Ribeiro)

Abril 1998. Interior do prédio da Praça da Integração preparado para a sua inauguração. Atrás do biombo, o balcão e um espaço com cozinha e churrasqueira. 

(Imagem cedida por Lucia Janeiro Ribeiro)

Abril 1998. O diretor Walter Colli desamarrando a fita para a inauguração oficial da Praça da Integração. 

(Imagem cedida por Lucia Janeiro Ribeiro)

Abril 1998. Homenagem ao diretor Walter Colli pelo término do seu segundo mandato como diretor do Instituto de Química.

(Imagem cedida por Lucia Janeiro Ribeiro)

Abril 1998. Pronunciamento do diretor Walter Colli por ocasião da inauguração da Praça da Integração e término de seu mandato.

(Imagem cedida por Lucia Janeiro Ribeiro)

20/08/2007. Comemoração dos 90 anos dos professores Paschoal Senise e Blanka Wladislaw na Praça da Integração.

(Créditos: Paulo Antonio Monteiro da Silva)

Auto-play - ligado

Fale Conosco




Todos os campos são obrigatórios.


Enviando...

Fechar formulário