Comemoração dos 25 anos do IQ (1995)

Autores: Viktoria Klara Lakatos Osorio

Editores Associados: Leila Cardoso Teruya

O Instituto de Química, criado pela reforma estatutária da USP de 1969, iniciou formalmente suas atividades a partir de 1o de janeiro de 1970. No dia 23 de novembro de 1995, o Instituto comemorou 25 anos de existência e inaugurou um novo prédio, durante o segundo mandato do prof. Walter Colli na direção. O evento contou com a presença do Reitor Flavio Fava de Moraes e da Vice-Reitora Myriam Krasilchik.

Durante a sessão solene, realizada no anfiteatro cinza do Bloco 06 superior do Conjunto das Químicas, foram homenageados ex-docentes e ex-funcionários que contribuíram para o desenvolvimento da instituição.

Após a cerimônia, as autoridades e convidados dirigiram-se ao prédio da Biotecnologia e Química Fina, para a sua inauguração oficial. Esse prédio, recém-construído ao lado do Bloco 07, alojou novos laboratórios de pesquisa e a Central Analítica, que fora criada em 1986. Ficou conhecido como Bloco 00. Posteriormente, lá se instalou também o setor técnico de tratamento de resíduos e recuperação de solventes, implantado em 2003.

O evento contou ainda com uma exposição de fotografias históricas da instituição e de esculturas metálicas feitas com sucata, de autoria do Prof. Nicola Petragnani.

PORTAL LABIQ

23/11/1995. Mesa diretora da cerimônia de comemoração dos 25 anos da criação do Instituto de Química, no anfiteatro do Bloco 06 superior.

(Créditos: Ernani Coimbra Rodrigues)

23/11/1995. Plateia da cerimônia de comemoração dos 25 anos da criação do Instituto de Química. 

(Créditos: Ernani Coimbra Rodrigues)

23/11/1995. Plateia da comemoração dos 25 anos da criação do Instituto de Química, com destaque para os homenageados, na primeira fila. À esquerda, os ex-diretores Ernesto Giesbrecht e Paschoal Senise, ladeando Ausônia Massari Buscena. 

(Créditos: Ernani Coimbra Rodrigues)

23/11/1995. O diretor Walter Colli e a funcionária Cibele Rosani Carlos homenageiam Ausônia Massari Buscena, que foi Assistente Técnica de Direção. 

(Créditos: Ernani Coimbra Rodrigues)

23/11/1995. O ex-diretor Hugo Armelin entrega placa homenageando o funcionário Antonio Porto, que chefiou a Seção de Carpintaria do Instituto. 

(Créditos: Ernani Coimbra Rodrigues)

23/11/1995. O diretor Walter Colli e convidados no corredor superior do Conjunto das Químicas, dirigindo-se ao prédio novo, contíguo ao Bloco 07, para a sua inauguração oficial. 

(Créditos: Ernani Coimbra Rodrigues)

23/11/1995. Inauguração do prédio da Biotecnologia e Química Fina pelo Reitor Flavio Fava de Moraes e pelo Diretor do Instituto de Química, Walter Colli, observados pela Vice-Reitora Myriam Krasilchik. 

(Créditos: Ernani Coimbra Rodrigues)

23/11/1995. Exposição de esculturas de autoria do prof. Nicola Petragnani durante a comemoração dos 25 anos da criação do Instituto de Química. 

(Créditos: Ernani Coimbra Rodrigues)

Auto-play - ligado