Centro de Memória

A Instituição

Jubileu de Ouro

Acervo

Galeria de Mídias

Saiba mais

Lançamento do livro sobre o IQ-USP (2006)

Autores: Viktoria Klara Lakatos Osorio

Editores Associados: Leila Cardoso Teruya

Na tarde de 30 de agosto de 2006, no anfiteatro vermelho do Instituto de Química, ocorreu a cerimônia do lançamento do livro Origem do Instituto de Química da USP - Reminiscências e Comentários (São Paulo, Instituto de Química da USP, 2006), de autoria de Paschoal Ernesto Américo Senise. O Prof. Senise foi homenageado com um texto, lido pela Profa. Bianca Silvana Zingales e redigido pelo Prof. Walter Colli (ex-diretor do IQ-USP), que se encontrava impossibilitado de comparecer. A íntegra desse texto, bem como a reportagem e fotos do evento, encontram-se nas p. 2 e 3 da 22a edição do jornal Alquimista, de setembro de 2006, disponível na aba “Saiba mais” deste portal. Após o lançamento da obra, realizou-se um coquetel no qual o Prof. Senise autografou exemplares do livro para os participantes do evento, que foi apoiado pela Sociedade Brasileira de Química, Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, Conselho Regional de Química IV Região e Sindicato dos Profissionais de Química do Estado de São Paulo.

Outras informações, bem como a reprodução de fotos históricas do curso de Química exibidas na ocasião, estão disponíveis na página eletrônica da Associação de Ex-Alunos de Química em [link].

Dois anos antes, aos 18 de junho de 2004, durante a comemoração do Dia do Químico, promovida pela Associação de Ex-Alunos de Química da USP e organizada pelos Profs. Henrique Eisi Toma, Elisabeth de Oliveira e Paulo Alves Porto, o Prof. Paschoal Senise concedeu uma longa entrevista sobre o tema: “70 Anos de Química na USP”. Nessa ocasião, comentou a ideia de redigir as suas reminiscências sobre a criação da escola e seu desenvolvimento, trajetória que presenciou desde o início, por ter sido aluno da primeira turma do curso de Química básica da USP e um dos fundadores do IQ-USP, instituição que dirigiu nos períodos de 1970 a 1974 e de 1978 a 1982. Com a sua modéstia habitual, declarou “Já rascunhei umas vinte folhas a respeito [...] depois de ter terminado esse rascunho, eu quero mostrar para algumas pessoas [...] e se julgarem interessante, então poderá ser feita uma pequena publicação para que fique para uso interno do Instituto”. A transcrição completa dessa entrevista, que representa o embrião do livro lançado em 2006, se encontra disponível em [link].

O manuscrito do livro ficou pronto em outubro de 2005, passados 35 anos de funcionamento formal do Instituto de Química da USP e 71 anos da criação da USP. Não foi possível, porém, editá-lo na gestão do então diretor Hernan Chaimovich. Ao assumir a direção do Instituto, em 2006, o Prof. Hans Viertler conseguiu que o livro fosse publicado. Contou para isso com a colaboração da Profa. Vera Lúcia Pardini, que se incumbiu das tarefas de preparo, organização e acompanhamento do trabalho tipográfico, com o apoio do Instituto de Química e da Sociedade Brasileira de Química e a contribuição de Ana Paula Toscano (capa), José Hermano Veras de Matos (editoração eletrônica) e Copypress (papel, impressão e acabamento).

O livro tornou-se um clássico e uma referência para todos os que se interessam pela memória do Instituto de Química e da Universidade de São Paulo. Está disponível para download em [link].

PORTAL LABIQ

30/08/2006. Composição da mesa diretora da cerimônia do lançamento do livro. A partir da esquerda, Profs. Bianca Silvana Zingales, Paschoal Senise, Hans Viertler e Hernan Chaimovich.

(Créditos Thiago Alberto da Silva)

30/08/2006. A plateia do evento que superlotou o anfiteatro do Bloco 06 superior do Conjunto das Químicas.

(Créditos Thiago Alberto da Silva)

30/08/2006. A capa do livro, de autoria do Prof. Paschoal Senise, que narra a história do curso de Química da USP (1934-2006).

30/08/2006. Prof. Paschoal Senise autografando o livro.

(Créditos Thiago Alberto da Silva)

30/08/2006. Participantes do evento, confraternizando no coquetel, nas salas de reunião do Bloco 06 superior. Ao fundo, a fila para cumprimentar o Prof. Senise e receber o livro autografado.

(Créditos Thiago Alberto da Silva)

30/08/2006. Prof. Paschoal Senise recebe ex-alunos na tarde do lançamento do seu livro.

(Créditos Thiago Alberto da Silva)

30/08/2006. Várias gerações de ex-alunos estiveram presentes no lançamento do livro.

(Créditos Thiago Alberto da Silva)

30/08/2006. Prof. Paschoal Senise e a nova geração de químicos.

(Créditos Thiago Alberto da Silva)

30/08/2006. O time de secretárias que deu todo o apoio para a organização e o bom andamento do evento. A partir da esquerda, Fátima Mazzine, Fernanda Dib Cordeiro e Célia Maria Motta.

(Créditos Elisabeth de Oliveira)

30/08/2006. A Profa. Vera Lúcia Pardini (ao centro) e o pessoal da gráfica que imprimiu o livro posam ao lado do Prof. Paschoal Senise.

(Créditos Elisabeth de Oliveira)

Auto-play - ligado

Fale Conosco




Todos os campos são obrigatórios.


Enviando...

Fechar formulário