Centro de Memória

A Instituição

Jubileu de Ouro

Acervo

Galeria de Mídias

Saiba mais

Paschoal Senise

Autores: Viktoria Klara Lakatos Osorio , Ivano Gebhardt Rolf Gutz

Editores Associados: Leila Cardoso Teruya

O Professor Paschoal Ernesto Américo Senise ingressou no curso de Química da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP em 1935, quando o curso foi implantado e graduou-se em 1937 na primeira turma, constituída por quatro formandos. A sua vida se confunde com a trajetória da escola, onde percorreu todos os degraus da carreira universitária. Em 1970, ao ser instalado o Instituto de Química, ele foi o seu primeiro diretor, no período 1970-1974, exercendo depois um segundo mandato, de 1978 a 1982. Desde a reforma universitária, de 1970 até 1987, coordenou a Câmara Central de Pós-Graduação da USP, que atualmente corresponde à Pró-Reitoria de Pós-Graduação. A sua influência foi decisiva para o modelo de excelência da pós-graduação implantada na Universidade. Aposentado por limite de idade em 1987, o Professor Senise continuou prestando serviços à sua querida Universidade e frequentou diariamente o Instituto até poucos dias antes de falecer, aos 93 anos de idade. O acervo deixado pelo Professor Senise consiste em tudo o que ele deixou em seu escritório no Instituto, acrescido dos documentos, anotações, fotografias, livros, premiações, homenagens, relacionados com a USP, provenientes de sua residência. É inestimável o valor histórico desse legado.

Paschoal Senise em sua última foto, tirada em 2011, no escritório no Instituto de Química, durante entrevista sobre a comemoração dos 100 mil títulos de pós-graduação da USP. (Imagem cedida por Carlos Gilberto Carlotti Junior)

 

Mesa de reuniões no antigo escritório do Professor Paschoal Senise, localizado na sala 0253, bloco 02 superior do Conjunto das Químicas na Cidade Universitária, São Paulo, SP. Neste local e data (17/04/2012), o Grupo de Trabalho reuniu-se pela primeira vez para a criação do Centro de Memória do Instituto de Química da USP. (Créditos: Viktoria Klara Lakatos Osorio)

 

 

Genealogia Acadêmica

 

Fale Conosco




Todos os campos são obrigatórios.


Enviando...

Fechar formulário