Centro de Memória

A Instituição

Jubileu de Ouro

Acervo

Galeria de Mídias

Saiba mais

Semana da Química (1982)

Autores: Viktoria Klara Lakatos Osorio

Editores Associados: Leila Cardoso Teruya

Última atualização: 31/12/2020

 A Semana da Química é um evento que ocorre anualmente no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), organizado pelos discentes da graduação. Tem como objetivo apresentar aos visitantes aplicações concretas da ciência através de palestras, mesas de debate, oficinas em laboratório, mini-cursos, sessão de painéis e visitas técnicas. A cada ano, aborda temas diversos de interesse da comunidade científica.

Um dia da Semana é reservado, como o “Dia das Portas Abertas”, para visitação pública e show de Química. O grupo “Química em Ação” participa com apresentações trazendo conhecimento para o público através de experimentos de química e um roteiro divertido e instigante.

A Semana da Química existe desde os anos 1980 e se consolidou como um evento tanto acadêmico quanto cultural, cujo público tem ultrapassado os limites da esfera universitária.

Ela foi, no início, uma realização conjunta do Centro de Estudos Químicos Heinrich Rheinboldt (CEQHR) e da Associação de Ex-Alunos de Química da USP (AEAQ-USP).

O ano da I Semana é, mais especificamente, 1982 [Saiba mais]. Cogitou-se em realizar a II Semana da Química em 1984, o que não ocorreu, conforme atesta o relatório de atividades da Associação de Ex-Alunos de Química no biênio 1983-1984, apresentado aos 21 de agosto de 1985, por ocasião do encerramento do mandato de Henrique E. Toma, Liliana Marzoratti e Hans Viertler na diretoria da Associação:

Foram realizadas diversas reuniões preparatórias para a Semana da Química de 1984, incluindo o envio de cartas consultas aos associados. Essa semana não chegou a se realizar, em parte por causa do excesso de atividades em programação para o Cinquentenário da Universidade. Comunicamos, entretanto, que por iniciativa do Centro Acadêmico, a Semana da Química na USP deverá acontecer no período de 23 a 27 de Setembro de 1985. Esse evento tem como patrono, o Prof. Paschoal E. A. Senise.”

Desde 1985, então, a Semana da Química tem se realizado anualmente.

A seguir, são apresentados os cartazes de divulgação das Semanas até a 37ª (com exceção das edições IV e IX), pertencentes ao acervo digital da Administração do Instituto de Química. Constam, em cada um deles, a data de realização do evento, o tema da Semana e o nome do professor homenageado, quando houver.

PORTAL LABIQ

Auto-play - ligado

Fale Conosco




Todos os campos são obrigatórios.


Enviando...

Fechar formulário