Centro de Memória

A Instituição

Jubileu de Ouro

Acervo

Galeria de Mídias

Saiba mais

Centenário do nascimento de Paschoal Senise (2017)

No período de 04 a 06 de outubro de 2017, o Instituto de Química da USP realizou o seu encontro anual, o IV Congresso Institucional, sob o tema “O IQ: desafios atuais e perspectivas”.

Após a abertura do congresso, às 9h do dia 04, no anfiteatro cinza do bloco 06 superior do Conjunto das Químicas, com o pronunciamento do Prof. Dr. Luiz Henrique Catalani, Diretor do IQ-USP, foi realizado um evento em homenagem ao centenário de nascimento do Professor Emérito Paschoal Ernesto Américo Senise, sob a coordenação do Prof. Dr. Mauro Bertotti, Chefe do Departamento de Química Fundamental do Instituto.

Com o intuito de rememorar a importância do Professor Senise para o IQ, a Universidade e a Ciência e permitir aos presentes - professores, funcionários e alunos - resgatar a imagem do querido mestre, falecido em 2011, docentes, que com ele conviveram em diferentes épocas e situações, foram convidados a discorrer sobre a sua trajetória. As apresentações, com os links para consulta, são:

Prof. Dr. Walter Colli - Paschoal Senise: o homem político

Prof. Dr. Ivano G. R. Gutz - O Legado Acadêmico de Paschoal Senise à Química Analítica no Brasil

Profa. Dra. Viktoria Klara Lakatos Osorio - Centenário de uma lenda

Prof. Dr. Sergio Massaro - Senise, 100 anos - O “clima gletteano” que subjetivamente recordo”

Elas traçaram um painel amplo sobre o administrador, o professor, o orientador, o pesquisador e o ser humano, destacando a atuação crucial do Prof. Senise na administração e política do IQ e da USP, na criação e desenvolvimento da pós-graduação e o seu papel como cientista e formador de recursos humanos em Química Analítica.

Ao final da solenidade, foi descerrada a placa que confere o nome do Prof. Paschoal Senise ao anfiteatro cinza do Instituto, conforme deliberado em reunião da Congregação do IQ.

Como parte das homenagens, foi também instalada no mês de agosto uma exposição de painéis, que permaneceu durante algum tempo no corredor de entrada do Instituto de Química, uma iniciativa do Centro de Memória do IQ. Os painéis podem ser visualizados clicando nos links:

Paschoal Senise: Aluno da primeira turma do curso de Química

Paschoal Senise: Uma vida dedicada à Universidade de São Paulo

Paschoal Senise: Papel crucial na implantação da pós-graduação

Paschoal Senise: Descendência científica

PORTAL LABIQ

Agosto a outubro de 2017. Exposição de painéis no corredor central do Instituto de Química, organizada pelo Centro de Memória do Instituto, homenageando o centenário do nascimento do Prof. Paschoal Senise.

(Acervo de Viktoria K. L. Osorio)

Detalhe do painel intitulado “Paschoal Senise - Aluno da primeira turma do curso de Química”.

(Acervo de Viktoria K. L. Osorio)

04/10/2017. Evento em homenagem ao centenário de nascimento do Professor Paschoal Senise, no Instituto de Química da USP. A partir da esquerda, professores Sergio Massaro,Walter Colli, Mauro Bertotti, então Chefe do Departamento de Química Fundamental do Instituto, Viktoria Klara Lakatos Osorio e Ivano G. R. Gutz.

(Acervo de Silvia Helena Pires Serrano)

04/10/2017. Apresentação do Prof. Walter Colli, sob o título “Paschoal Senise: o homem político”.

(Acervo de Silvia Helena Pires Serrano)

04/10/2017. Prof. Ivano G. R. Gutz discorrendo sobre “O Legado Acadêmico de Paschoal Senise à Química Analítica no Brasil”.

(Acervo de Silvia Helena Pires Serrano)

04/10/2017. Profa. Viktoria Klara Lakatos Osorio apresentando a sua homenagem ao Prof. Paschoal Senise, intitulada “Centenário de uma lenda”.

(Acervo de Silvia Helena Pires Serrano)

04/10/2017. Apresentação do Prof. Sergio Massaro sobre “Senise, 100 anos - O ‘clima gletteano’ que subjetivamente recordo”.

(Acervo de Silvia Helena Pires Serrano)

04/10/2017. Descerramento simbólico da placa que confere o nome do Prof. Paschoal Senise ao anfiteatro cinza do Instituto de Química, com pronunciamento do Prof. Luiz Henrique Catalani, então Diretor do Instituto.

(Acervo de Silvia Helena Pires Serrano)

04/10/2017. A partir da esquerda, professores Hans Viertler, Walter Colli, Ivano Gutz, Viktoria Lakatos Osorio, Sergio Massaro e Mauro Bertotti.

(Acervo de Silvia Helena Pires Serrano)

05/12/2017. A porta de entrada do anfiteatro Prof. Paschoal Senise, no pavimento superior do Bloco 06 do Instituto de Química.

(Acervo de Viktoria K. L. Osorio)

Auto-play - ligado

Fale Conosco




Todos os campos são obrigatórios.


Enviando...

Fechar formulário