Comunidade Conjunto das Químicas

Fotos de pessoas que fizeram parte do curso de Química a partir da construção do Conjunto das Químicas.

PORTAL LABIQ

Anos 1960. O time de futebol da Química em frente aos prédios do Conjunto Residencial (CRUSP). 

A partir da esquerda, abaixados: Yoshitaka Gushikem, José Ayres Jr., Christiano Viktor Demant, Siegfried Weyler, Sérgio Massaro; em pé: Antonio Lembo, Cláudio Airoldi, Osvaldo Antonio Serra, José Salvador Barone, Hans Viertler, Fernando Galembeck.

(Imagem cedida por Emoke Galembeck)

03/06/1966. O time de futebol da Química.

 A partir da esquerda, em pé: Hans Viertler, Mario Gelmetti, Sergio “Santista” (apelido), Yoshitaka Gushikem, Walter Sarti, Ricardo Herbert Berger, Osvaldo Antonio Serra e Antonio Lembo; na frente, abaixados: Eduardo Joaquim de Souza Vichi, não identificado, Siegfried Weyler, Sergio Massaro, Luiz Roberto Baldo, Cláudio Airoldi, Fernando Galembeck, Ayrton Argenton e Christiano Viktor Demant.

(Imagem cedida por Yoshitaka Gushikem)

 

1967. Alunas de pós-graduação e funcionárias no banco ao lado da caixa d’água. Ao fundo, o edifício André Dreyfus do atual Instituto de Biociências.

A partir da esquerda: Helena, Iole Kote, Viktoria Klara Lakatos, Alice Martins, Márcia Bizarro (filha do funcionário Tancredo) e Therezinha Teixeira Sans.

(Imagem cedida por Viktoria Klara Lakatos Osorio)

1967. Alunas de pós-graduação e funcionárias no pátio de entrada do Conjunto das Químicas, ao lado da avenida Lineu Prestes. Ao fundo, o terreno onde foram construídos os prédios do CEPAM (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal), da Fundação Prefeito Faria Lima.

A partir da esquerda: Therezinha Teixeira Sans, Alice Martins, Miuaco Kawashita, Márcia Bizarro, Helena e Iole Kote.

(Imagem cedida por Viktoria Klara Lakatos Osorio)

1967. Alunos do primeiro ano do curso de Química da FFCL-USP. Os que concluíram o curso em 1970 integraram a primeira turma de químicos diplomados pelo Instituto de Química da USP.

(Imagem cedida por Matthieu Tubino)

19/06/1967. Plateia da defesa de tese de doutorado de Marcos Berenholc, no anfiteatro do Bloco 06 superior do Conjunto das Químicas, na Cidade Universitária.

(Fotógrafo Jaim Lichtig)

19/08/1967. Comemoração dos 50 anos do professor Paschoal Senise no laboratório de pesquisa de Química Analítica no Bloco 2 superior.

A partir da esquerda, professores Lilia Rosária Sant’Agostino, Ruth Leme de Oliveira, Paschoal Senise e Geraldo Vicentini.

(Arquivo Paschoal Senise, Centro de Memória do IQ-USP)

19/08/1967. Alunos de pós-graduação comemorando os 50 anos do seu orientador professor Paschoal Senise.

A partir da esquerda, Ana Rosa Kucinski, Oswaldo Espírito Santo Godinho, J. A. Garcia Sanchez e Sergio Massaro.

(Arquivo Paschoal Senise, Centro de Memória do IQ-USP)

1968. O time feminino de vôlei, na quadra do Centro de Práticas Esportivas (CEPÊ) e a torcida de colegas ao fundo.

A partir da esquerda, em pé, Sonia Zelikowski, Cândida, Roseli Faigenboim, Frauke e Iracema Fagá, e abaixadas, Selma Matheus Lourenço Guedes, Helena Yuco Yabiku e Márcia Laudelina Arruda.

(Imagem cedida por Sonia Zelikowski Heilman)

1968. Alunos do curso de Química torcendo pelo time feminino de vôlei na quadra do CEPEUSP.

(Imagem cedida por Sonia Zelikowski Heilman)

1968. A professora Madeleine Perrier apresentando trabalho, num dos anfiteatros do Queijinho, durante a XX Reunião Anual da SBPC, realizada em São Paulo, SP, de 7 a 13 de julho.

(Imagem cedida por Henrique Eisi Toma)

1968. O instrutor Hans Viertler apresentando trabalho, num dos anfiteatros do Queijinho, durante a XX Reunião Anual da SBPC, realizada em São Paulo, SP, de 7 a 13 de julho.

(Imagem cedida por Henrique Eisi Toma)

Fim dos anos sessenta, ao lado do Queijinho.

A partir da esquerda: Fernando Galembeck, Hans Viertler, Ayrton Argenton, Marina Paseto Nóbrega e Yoshitaka Gushikem.

(Imagem cedida por Henrique Eisi Toma)

Fim dos anos sessenta, seminário de pós-graduação no Conjunto das Químicas. Encostado à bancada, Claudio Airoldi e mais à frente, ao centro, Roberto Rittner Neto.

(Imagem cedida por Claudio Airoldi)

1968. Professores Pawel Krumholz e Leonard W. Reeves, ao lado da instrutora Shirley Schreier (mais à frente) e alunos das disciplinas de pós-graduação por eles ministradas.

(Imagem cedida por Aécio Pereira Chagas)

Identificação das pessoas no slide anterior

Instrutores que defenderam tese de doutoramento no período 1966-1968 (nome do orientador entre parênteses).

Instrutores que defenderam tese de doutoramento no ano de 1969 (nome do orientador entre parênteses).

Instrutores contratados no período 1966-1969, instituição da USP (FFCL = Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, EP = Escola Politécnica, FM = Faculdade de Medicina) e ano do contrato.

1976. V Encontro Anual da SBBq, em Caxambu, MG.

Na cadeira à esquerda, Walter Terra, na outra mais ao centro, Antonio Gildo de Bianchi e depois Clélia Ferreira.

(Imagem cedida por Manuel Troyano Pueyo)

Fim dos anos setenta. Bayardo Baptista Torres. Professor do Departamento de Bioquímica.

(Imagem cedida por Bayardo Baptista Torres)

Fim dos anos setenta. Thuioshi Ioneda. Professor do Departamento de Bioquímica.

(Imagem cedida por Bayardo Baptista Torres)

Fim dos anos setenta. Marcel Bouquet (à esquerda) e Ricardo Brentani (de chapéu, à direita). Professores do Departamento de Bioquímica.

(Imagem cedida por Bayardo Baptista Torres)

Time de futebol com participantes do Instituto de Química da USP.

A partir da esquerda, abaixados: não identificado, José Roberto, Lucio Angnes, Antonio dos Santos Jr., Júlio de Assis Pereira, Rubens Ávila, Roberto Zangrandi, Matheus; em pé, o primeiro é o Nivaldo Torres, o quarto é Flavio (Dpto Pessoal IQ) e o penúltimo, Edison Geraldo de Almeida.

(Imagem cedida por Alzilene Santos Pereira Rocha)

Dezembro de 1980. Turma de alunos do quarto e último ano do curso de Química, ao lado do prédio dos anfiteatros, o “Queijinho”, no campus da USP.

(Imagem cedida por Anamaria Dias Pereira Alexiou)

Identificação das pessoas no slide anterior.

Anos 1980. Grupo do Laboratório de Espectroscopia Molecular, em frente ao Bloco 04.

A partir da esquerda: Yoshio Kawano, Dalva Lucia Araújo de Faria, Oswaldo Sala, Márcia Laudelina Arruda Temperini, Joel Camargo Rubin, dois alunos e Paulo Sergio Santos.

(Imagem cedida por Yoshio Kawano)

Anos 1980. Confraternização de docentes, funcionários, alunos de pós-graduação e alunos de graduação, na escadaria do Bloco 02.

Em pé, à esquerda, o prof. Luiz Roberto de Moraes Pitombo e sentado na escada, na frente, junto ao corrimão, o prof. Ernesto Giesbrecht.

(Imagem cedida por Henrique Eisi Toma)

1981. Comemoração no laboratório de pesquisa de Química Analítica.

A partir da esquerda, Ruth Leme de Oliveira, Ausônia Massari Buscena, Elisabeth de Oliveira, Dieter Klockow e Lucio Angnes.

(Imagem cedida por Ivano Gutz)

1984. Funcionárias do IQ.

A partir da esquerda, Ausônia Massari Buscena (assistente técnica de direção), Alice Martins (secretária do Departamento de Química Fundamental) e Neyde Soldá (secretária da Química Inorgânica no Bloco 02 térreo).

(Créditos: Henrique Eisi Toma)

1984. Os “vidreiros” Jayme Bizarro (à esquerda) e Antonio de Carvalho (o Toninho), na oficina de hialotécnica, no prédio de manutenção e almoxarifado, construído ao redor da caixa d’água.

(Créditos: Henrique Eisi Toma)

1984. Professores Francisco Jerônymo Salles Lara e, mais à frente, Manuel Troyano Pueyo, no laboratório de Biologia Molecular

(Créditos: Henrique Eisi Toma)

1984. Professor Rogério Meneghini (em pé, encostado na bancada), no laboratório de Bioquímica do DNA.

(Créditos: Henrique Eisi Toma)

1984. Professor José Manuel Riveros Nigra e o espectrômetro de ressonância ciclotrônica de íons utilizado nos estudos mecanísticos de reações íon-molécula em fase gasosa.

(Créditos: Henrique Eisi Toma)

1984. Participantes das comemorações do cinquentenário da USP, no Instituto de Química.

A partir da esquerda, abaixados: Vera Regina Paoli Monteiro e Christiano Viktor Demant; em pé: Maria Regina Alcântara, Wanda de Oliveira, Ana Maria da Costa Ferreira, José Atílio Vanin, Paulo Mendes Monteiro, Celso Rubens Alves de Moura, Vera Lucia Pardini, Lilia Rosaria Sant’Agostino, Elisabeth de Oliveira e Roberto Tokoro.

(Imagem cedida por Henrique Eisi Toma)

06/11/1984. Diretoria e colaboradores da Associação de Ex-alunos de Química da USP, durante comemoração do cinquentenário da USP, no Instituto de Química.

A partir da esquerda, na frente: Denise de Oliveira, Yaskara Barrilli, Anamaria Dias Pereira, Liliana Marzorati, Solange de Lima Neto e Mirella Petrescu; em pé atrás: Henrique Eisi Toma, não identificado, Luiz Augusto Morino, Hans Viertler, Cássio Tadeu de Souza Barros e Manlio Gallotti.

(Imagem cedida por Henrique Eisi Toma)

Outubro 1984. Professores e alunos de pós-graduação da Química Inorgânica em frente às azaleias do prédio dos anfiteatros.

(Imagem cedida por Anamaria Dias Pereira Alexiou)

Identificação das pessoas no slide anterior.

Prof. Simão Mathias na cerimônia de colação de grau da turma de químicos de 1985.

(Imagem cedida por Sueli Maria de Oliveira)

1985. Churrasco dos químicos analíticos no pico do Jaraguá comemorando as contratações de Silvia Serrano e Nina Coichev (sentadas no banco, do lado direito).

(Imagem cedida por Ivano Gutz)

Turma de químicos formados em 1985, no laboratório de pesquisa de Química Inorgânica no Bloco 02 térreo.

A partir da esquerda, na frente Jailson Farias de Lima, Carmen Fernandes, Elizabeth Mizue Miura, Suely Mitsuko Hirakawa, Ligia Nobue Hayasaki, Marlise Margaritelli e Sueli Maria de Oliveira; abaixados João Marcos de Almeida Bispo e Ourides Santin Filho; em pé atrás Rodney de Oliveira, Claudio Luis Donnici, Paulo Jorge Pandjiarjian, profa. Miuaco Kawashita Kuya, Claudia Pennone Maluf e Roberto Acosta Murakami.

(Imagem cedida por Sueli Maria de Oliveira)

Agosto de 1986. Alzilene Santos Pereira Rocha na secretaria do Bloco 02 térreo. Ao fundo, o escritório do prof. Ernesto Giesbrecht.

(Créditos: Tulio Chavez Gil)

 semestre de 1987. Alunos do primeiro ano do curso de Química, na escadaria do prédio dos anfiteatros, matriculados na disciplina QFL-100, Química Geral I.

(Créditos: Viktoria Klara Lakatos Osorio)

Identificação das pessoas no slide anterior.

1987. Foto tirada pelo professor visitante Isao Yamazaki, no laboratório de Espécies Excitadas e Radicais Livres.

(Imagem cedida por Etelvino Bechara)

Identificação das pessoas no slide anterior

Grupo da Química Analítica no Clube dos Professores.

(Imagem cedida por Ivano Gutz)

Idnetificação das pessoas no slide anterior

Comemoração no Instituto de Química nos anos 1980.

A partir da esquerda, Sandra Mutarelli, Ernesto Giesbrecht, Adelia Justino Aguiar Aquino, Paulo Sergio Santos e Roberto Tokoro.

(Imagem cedida por Henrique Eisi Toma)

Anos 1980. Alunos da graduação na escadaria do prédio dos anfiteatros.

(Imagem cedida por Patrícia Busko Di Vitta)

Identificação das pessoas no slide anterior

Anos 1980. Grupo de pesquisa das professoras Blanka Wladislaw e Liliana Marzorati.

(Imagem cedida por Patrícia Busko Di Vitta)

Identificação das pessoas no slide anterior

Anos 1980. Grupo de pesquisa da professora Liliana Marzorati.

(Imagem cedida por Patrícia Busko Di Vitta)

Identificação das pessoas no slide anterior

Julho de 1990. Alunos de pós-graduação, junto ao marco de inauguração do Conjunto das Químicas, ao lado do espaço onde foi depois construída a portaria do IQ-USP.

A partir da esquerda Maria Cristina de Almeida Ribeiro, Cleonice Rocha e Alfredo L. M. L. Mateus.

(Imagem cedida por Ana Maria da Costa Ferreira)

1991. Químicos inorgânicos de todo o Brasil homenageiam os 70 anos do prof. Ernesto Giesbrecht, durante a 14ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química em Caxambu, MG.

(Imagem cedida por Henrique Eisi Toma)

Identificação das pessoas no slide anterior

19/05/1994. Confraternização com alunos de pós-graduação.

A partir da esquerda: Francisco Divino Filho (funcionário do xerox), não identificado, Claudia Longo, Cláudia Giovedi, prof. Tibor Rabóczkay, Pedro Spaolonzo Filho e Cecília Maria Villas Boas de Almeida.

(Imagem cedida por Tibor Rabóczkay)

1994. O Prêmio Nobel de Química, Henry Taube, com químicos inorgânicos do Instituto de Química, na entrada do Bloco 02.

(Imagem cedida por Henrique Eisi Toma)

Identificação das pessoas no slide anterior

1995. Congresso do Departamento de Bioquímica em Caraguatatuba.

(Acervo do Departamento de Bioquímica do IQ-USP)

Identificação das pessoas no slide anterior

1995. 25 anos depois da formatura, os químicos da primeira turma graduada pelo Instituto de Química voltam a se reunir no campus da USP, durante a gestão do diretor Walter Colli .

(Imagem cedida por Henrique Eisi Toma)

Identificação das pessoas no slide anterior

Junho de 2000. Festa junina na Praça da Integração.

A noiva é Lucia Janeiro Ribeiro, o noivo Maurício da Silva Baptista, o pai da noiva, Hans Viertler e o padre, Dorian Rozendo Furtado. O Ilton de Lima Motta cuida da filmagem.

(Imagem cedida por Lucia Janeiro Ribeiro)

2003. Comemoração dos 70 anos do prof. Eduardo Neves, que nasceu em 07 de novembro de 1933, em Pedra Azul, MG.

A partir da esquerda, Ivano Gutz, Franco Levi, Paulo Roberto Olivato, Eduardo Neves, Elisabeth de Oliveira, Wanda de Oliveira e, mais à frente, Blanka Wladislaw.

(Imagem cedida por Ivano Gutz)

2004. Apresentação do Coral do Instituto de Química no Anfiteatro Cinza do IQ-USP.

Sentado, de costas, o vice-diretor, Hans Viertler. A partir da esquerda, na frente: Francenilda Costa Pereira, Efigênia Estevam de M. Torres, Lidia Gloeden Belfort Pinheiro, Denise Yamamoto, Renato Hira (regente do coral), Viviane dos Santos Mendonça de Oliveira, Rosângela de Moura, Silvia Paula de Oliveira e Lucia Janeiro Ribeiro; atrás: André José Lemos do Nascimento, Dorian Rozendo Furtado, Fabio Massami Yamamoto, Julio de Assis Pereira e Marcos Rogério Soares Vieira.

(Imagem cedida por Ivano Gutz)

2005. Comissão julgadora das provas finais da Olimpíada de Química de São Paulo, na sala de reuniões do Bloco 06 superior do IQ.

(Imagem cedida por Ivano Gutz)

Identificação das pessoas no slide anterior

Sala da Seção de Graduação no Bloco 06 térreo. Dia de colação de grau.

A partir da direita: Edison Geraldo de Almeida, aluno colando grau, Aparecida Domenice Silva, Wellington Luiz Adriano e a mãe do aluno.

(Imagem cedida por Alzilene Santos Pereira Rocha)

20/09/2007. Professores e ex-alunos comemorando os 90 anos dos professores Blanka Wladislaw e Paschoal Senise, na Praça da Integração.

(Créditos: Paulo Antonio Monteiro da Silva)

20/09/2007. Aniversário de 90 anos dos professores Blanka Wladislaw e Paschoal Senise. Entre os aniversariantes, o diretor Hans Viertler.

(Créditos: Paulo Antonio Monteiro da Silva)

15/05/2009. Comemoração dos 80 anos do prof. Nicola Petragnani.

A partir da esquerda, Nicola Petragnani, Walter Colli, Paschoal Senise, Fernando Rei Ornellas, Renato Giovanni Cecchini e Paulo Roberto Olivato.

(Imagem cedida por Ivano Gutz)

24/08/2010. Dia de colação de grau dos alunos do curso noturno.

A partir da esquerda, na frente: Tatiana Araújo Pereira e Larissa Ciccotti (abaixadas), Cristiane Salustiano, Cristiany Amaro e Ligia Passos Maia; na fileira de trás: Fernando César Gomes Pereira, Alessandra Aparecida Araujo de Sousa, Audrey Shön Rodrigues, Luiz Gustavo Bittar de Souza, Ludimila S. Silva e Francisco Parente dos Santos.

(Imagem cedida por Larissa Ciccotti)

24/08/2010. Juramento dos formandos em Química Ambiental e Licenciatura em Química, do curso noturno.

(Imagem cedida por Larissa Ciccotti)

Auto-play - ligado